As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e trazem consigo algumas inovações. Como, por exemplo, o uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas eleitorais.
Nessa altura, já sabemos que o primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro, e caso seja necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro. Dessa forma, serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadoras nos 5.568 municípios brasileiros.
Dessa forma, a IA tem o potencial de impactar significativamente o processo eleitoral, trazendo benefícios e desafios para os candidatos e eleitores.
Diante deste cenário, o uso da Inteligência Artificial pode ser ferramenta para alterar a realidade. Como, por exemplo, criação de imagens e edições de vídeos que podem gerar notícias falsas e induzir o eleitor nas decisões políticas.
Sendo assim, para evitar a propagação de informação falsas e a manipulação dos eleitores, o STF trouxe novas regulamentações quanto ao uso das IAs nos materiais de campanhas nas eleições municipais deste ano.
Regulamentações sobre o Uso da Inteligência Artificial
Embora o uso da inteligência artificial na propaganda eleitoral não esteja proibido, existem regulamentações que devem ser seguidas.
Dessa forma, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o uso de IA deve ser explicitamente informado na propaganda eleitoral. Além disso, o TSE proibiu o uso de “deepfakes”: imagens ou vídeos criados por meio de IA com sobreposição de rostos e/ou vozes.
A saber, o uso dessas deepfakes pode resultar na cassação do registro ou do mandato, com apuração das responsabilidades conforme disposto no Código Eleitoral.
Combate às Fake News e Discursos de Ódio
Para combater a disseminação de informações falsas e discursos de ódio durante as eleições, as plataformas digitais, conhecidas como “big techs”, serão responsabilizadas caso não removam imediatamente conteúdos que contenham discursos de ódio ou teor antidemocrático.
Essa medida visa garantir a integridade do processo eleitoral e combater a desinformação.
Portanto, é fundamental acompanhar as atualizações e regulamentações oficiais para estar em conformidade com as regras eleitorais.
A utilização da inteligência artificial nas eleições de 2024 traz desafios e oportunidades para os candidatos e eleitores. Dessa forma, é essencial que todos estejam cientes das regulamentações e utilizem essa tecnologia de forma ética e responsável, visando a transparência e a integridade do processo eleitoral.
Nota: As informações apresentadas neste artigo resultam de pesquisas recentes e nas resoluções em discussão pelo TSE. É importante acompanhar as atualizações oficiais do TSE para obter informações mais precisas e atualizadas sobre o tema.
Afinal, como podemos usar a IA para produzir material na propaganda eleitoral de um candidato?
Sabemos que a inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores e a propaganda eleitoral não fica de fora dessa transformação.
Assim, com o avanço da tecnologia, surgem novas oportunidades para os candidatos utilizarem a IA na criação de materiais para suas campanhas eleitorais. Como resultado, tornando-as mais eficientes, personalizadas e impactantes.
Sabemos que a partir de agora as regulamentações sobre o uso das IAs nas eleições estão definidas, como podemos usar essa ferramenta sem infringir a lei?
Pensando na construção de uma boa candidatura e campanha eleitoral de um candidato, essas novas plataformas de tecnologias podem gerar material para seus discursos ou publicações em suas redes sociais.
Além disso, essas IAs generativas textuais podem auxiliar na produção de propostas de governo, na criação de discursos políticos, como também para a geração de material publicitário para as propagandas eleitorais durante a campanha.
Acompanhe a seguir.
Análise de Dados e Segmentação de Público
De modo geral, uma das principais formas de utilizar a IA na propaganda eleitoral é por meio da análise de dados e segmentação de público.
Sendo assim, com o auxílio de algoritmos inteligentes, é possível coletar e analisar dados dos eleitores. Como, por exemplo, idade, gênero, localização geográfica, interesses, entre outros.
A saber, essas informações permitem segmentar o público-alvo de forma mais precisa. Dessa forma, direcionando a mensagem certa para as pessoas certas.
Criação de Conteúdo Personalizado
Também podemos empregar a IA também na criação de conteúdo personalizado para a propaganda eleitoral.
Algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar o comportamento e as preferências dos eleitores. Dessa forma, identificando quais mensagens e abordagens são mais eficazes para cada grupo de pessoas.
Com base nessas informações, conseguimos produzir materiais personalizados. Como, por exemplo, anúncios, vídeos e posts nas redes sociais, que sejam mais impactantes e relevantes para cada indivíduo.
Por exemplo, o ChatGPT, o Who Are You e o Gemini são algumas ferramentas de Inteligência Artificial que podem auxiliar na escrita de campanhas com conteúdos e tons apropriados para cada um dos seus endereços na web.
Geração Automatizada de Textos
Outra forma interessante de usar a IA na propaganda eleitoral é na geração automatizada de textos.
Desse modo, algoritmos de processamento de linguagem natural são capazes de criar discursos, artigos e até mesmo discursos de campanha de forma rápida e eficiente.
Além disso, conseguimos utilizar essa tecnologia para gerar conteúdos personalizados para os candidatos, facilitando a produção de vídeos. Neste caso, o aplicativo CapCut é uma ferramenta aliada na produção de vídeos rápidos e fáceis. Com uma interface intuitiva, você pode inserir textos, imagens nos vídeos que for produzir.
Monitoramento de Redes Sociais e Sentimento do Eleitorado
Podemos aplicar a IA também no monitoramento das redes sociais e análise do sentimento do eleitorado.
Por meio de algoritmos avançados, é possível coletar e analisar grandes volumes de dados das redes sociais, identificando tendências, opiniões e sentimentos em relação aos candidatos.
Podemos utilizar essas informações para ajustar estratégias de campanha, identificar problemas e oportunidades, e tomar decisões mais embasadas.
Ética e Transparência
Apesar do potencial da IA na propaganda eleitoral, é fundamental ressaltar a importância de seu uso ético e transparente.
Com isso, os candidatos e suas equipes devem garantir que a coleta e o uso dos dados dos eleitores estejam em conformidade com as leis de proteção de dados e privacidade e com as novas normas de uso da Inteligência Artificial nas eleições.
Além disso, é necessário informar claramente que a IA está sendo utilizada na produção do material de campanha, garantindo transparência aos eleitores.
A inteligência artificial oferece um novo leque de possibilidades para a produção de material na propaganda eleitoral, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficiente. No entanto, é importante lembrar que a IA deve ser uma ferramenta a serviço da democracia e do diálogo, sempre respeitando os valores éticos e promovendo a transparência no processo eleitoral.
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