Seu site precisa de imagens otimizadas: velocidade e SEO em foco

site

No mundo digital de hoje, a velocidade é tudo. Seja para realizar uma compra online ou apenas navegar por informações, os usuários esperam que os sites carreguem rapidamente e sem travamentos. E quando se trata de otimizar a velocidade do seu site, as imagens são um dos principais elementos a serem considerados.

A saber, imagens grandes e pesadas deixam o tempo de carregamento lento.

Sendo assim, cada vez que um usuário acessa o seu site, seu navegador precisa baixar todas as imagens presentes na página.

Dessa forma, se essas imagens não forem otimizadas, o processo pode ser lento e frustrante para o visitante, levando-o a abandonar o site antes mesmo de encontrar o que procura.

Além da experiência negativa do usuário, imagens não otimizadas também podem prejudicar o SEO do seu site.

Assim, o Google, por exemplo, utiliza a velocidade de carregamento como um dos fatores de ranqueamento nas páginas de resultados.

Ou seja, sites que carregam mais rápido tendem a aparecer em posições melhores nos resultados da pesquisa, o que significa mais visibilidade e tráfego orgânico.

Então, como otimizar as imagens do seu site e garantir uma boa experiência para os usuários e um bom desempenho nos resultados de pesquisa?

Saiba mais a seguir!


Como otimizar as imagens para o seu site?

Confira abaixo tudo o que precisa saber para otimizar as imagens do seu site, desde os conceitos básicos até as melhores práticas para diferentes tipos de imagens.

Compreendendo os pixels

Antes de começarmos a otimizar as imagens, é importante entender alguns conceitos básicos.

Dessa forma, um pixel é a menor unidade de medida em uma tela digital. Assim, a resolução de uma imagem é definida pelo número de pixels que ela possui na horizontal e na vertical.

Por exemplo, uma imagem com resolução de 1920 x 1080 pixels possui 1.920 pixels na horizontal e 1.080 pixels na vertical.

Isso é o básico para se ter em mente na hora de escolher uma foto para compor o layout do seu site.

Escolhendo o tamanho ideal para cada tipo de imagem

O tamanho ideal para uma imagem depende do local onde ela será utilizada no seu site. Aqui estão algumas dicas:

• Capas de sites: As capas dos sites geralmente são imagens grandes e de alta resolução que ocupam a largura total da tela. Assim, o tamanho ideal para uma capa de site varia de acordo com o design do seu site, mas geralmente está entre 1920 x 1080 pixels.

• Imagens de blog: As imagens de blog geralmente são menores que as capas dos sites e têm como objetivo ilustrar o conteúdo do texto. Dessa forma, o tamanho ideal para uma imagem de blog varia de acordo com o layout da página, mas geralmente está entre 800 x 500 pixels e 1200 x 800 pixels.

• Imagens de produtos: As imagens de produtos devem ser grandes o suficiente para que os visitantes possam ver os detalhes do produto, mas não devem ser tão grandes que causem lentidão no carregamento da página. Sendo assim, o tamanho ideal para uma imagem de produto varia de acordo com o tamanho do produto, mas geralmente está entre 500 x 500 pixels e 800 x 800 pixels.

• Ícones e logos: Ícones e logos geralmente são imagens pequenas e de alta resolução. Portanto, o tamanho ideal para um ícone ou logo varia de acordo com o design do seu site, mas geralmente está entre 16 x 16 pixels e 32 x 32 pixels.

Escolhendo o formato de arquivo correto para as imagens do seu site

Existem diversos formatos de arquivo de imagem disponíveis, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Os formatos mais comuns são:

• JPEG: O JPEG é um formato de arquivo com perdas, o que significa que ele compacta a imagem para reduzir o tamanho do arquivo. Como resultado, isso pode resultar em perda de qualidade da imagem, mas geralmente é imperceptível para o olho humano. A saber, o JPEG é uma boa opção para imagens com muitas cores, como fotos.

• PNG: O PNG é um formato de arquivo sem perdas, o que significa que ele não compacta a imagem e não causa perda de qualidade. No entanto, os arquivos PNG geralmente são maiores que os arquivos JPEG. O PNG é uma boa opção para imagens com cores sólidas. Como, por exemplo, logotipos e ícones.

• GIF: O GIF é um formato de arquivo que permite criar imagens animadas. Dessa forma, os arquivos GIF geralmente são pequenos, mas a qualidade da imagem pode ser baixa. Além disso, o GIF é uma boa opção para imagens animadas simples, como ícones de carregamento.

Técnicas para otimizar as imagens do site

Além de escolher o tamanho e o formato de arquivo corretos, existem diversas técnicas que você pode utilizar para otimizar suas imagens:

• Compressão: A compressão é o processo de reduzir o tamanho do arquivo de imagem sem comprometer a qualidade da imagem. Existem diversas ferramentas online e softwares disponíveis para comprimir imagens.

• Redimensionamento: Redimensione as imagens para o tamanho ideal antes de publicá-las no seu site. Como resultado, isso evitará que o navegador precise redimensionar as imagens na hora do carregamento, o que consome tempo e recursos.

• Corte: Corte as imagens para remover áreas indesejadas. Isso pode reduzir o tamanho do arquivo da imagem sem comprometer a qualidade da imagem.

Otimização para web

Utilize ferramentas online ou softwares específicos para otimizar suas imagens para a web. Essas ferramentas podem realizar diversas tarefas. Como, por exemplo, compressão, redimensionamento, corte e otimização de cores.

Ferramentas Online para Otimização de Imagens para Web

  • TinyPNG: https://tinyjpg.com/ – Ideal para PNG e JPEG, com compressão sem perdas e perdas.
  • Fotor: https://www.fotor.com/ – Editor online com ferramentas de redimensionamento fáceis de usar e opções para proporção e tamanhos personalizados.
  • Pixlr: https://pixlr.com/editor/ – Editor online completo com recursos de redimensionamento, corte e edição avançada.
  • Adobe Photoshop Express: https://discover.photoshop.com/en/discover/category/all – Versão online simplificada do Photoshop, com ferramentas de redimensionamento rápido e edição básica.
  • Canva: https://www.canva.com/ – Ferramenta de design online com recursos de corte fáceis de usar e opções para diferentes proporções e tamanhos.
  • Fotor: https://www.fotor.com/ – Editor online com ferramentas de corte precisas e opções para formas personalizadas e redimensionamento automático.
  • PicMonkey: https://www.picmonkey.com/ – Editor online com ferramentas de otimização de cores fáceis de usar e opções para filtros e efeitos.
  • Adobe Photoshop: https://www.adobe.com/products/photoshop.html – Software profissional de edição de imagens com recursos completos para otimização de imagens para web, incluindo compressão, redimensionamento, corte, otimização de cores e muito mais.
  • Affinity Photo: https://affinity.serif.com/en-gb/ – Software profissional de edição de imagens com recursos abrangentes para otimização de imagens para web, a um preço acessível.

Nome dos arquivos

Dê nomes descritivos para os arquivos das suas imagens. Desse modo, utilizando palavras-chave relevantes para o conteúdo da página. Como resultado, isso ajuda os motores de busca a entender o conteúdo das suas imagens e a indexá-las corretamente.

Atributo alt

O atributo alt é um texto alternativo que descreve a imagem para os motores de busca e para os usuários que não podem visualizá-la. Além de melhorar a acessibilidade do seu site, o atributo alt também contribui para o SEO.

CDN

Um CDN (Content Delivery Network) é uma rede de servidores distribuídos ao redor do mundo que entrega conteúdo estático, como imagens, para os usuários com base na sua localização. Isso pode melhorar o tempo de carregamento das suas imagens, especialmente para usuários que estão longe do seu servidor.

Dicas extras:

  • Utilize imagens de alta qualidade, mas não exagere no tamanho.
  • Evite usar imagens com direitos autorais sem autorização.
  • Otimize suas imagens para dispositivos móveis.
  • Monitore o desempenho das suas imagens e faça ajustes conforme necessário.

E para te ajudar ainda mais, a Argilla Digital oferece serviços completos de otimização de imagens para sites. Nossa equipe especializada irá analisar suas imagens, identificar oportunidades de otimização e implementar as melhores práticas para garantir que seu site carregue rapidamente e tenha um bom desempenho nos resultados de pesquisa.


Entre em contato conosco!

comercial@argilladigital.com.brWhatsApp: 21 99993-9788 / 27 99908-5708

Nossos Últimos POSTS

28 de fevereiro de 2025

Otimização para mecanismos de busca: A importância do SEO na estratégia empresarial

31 de janeiro de 2025

SEO para redes sociais: como construir conteúdos que vendem?

30 de janeiro de 2025

Alinhe Seu Conteúdo com a Intenção de Busca no Google?

18 de janeiro de 2025

Fiscalização do PIX e o Impacto no E-commerce

6 de janeiro de 2025

Site Responsivo: a Arte de se Adaptar a Todos os Dispositivos

30 de dezembro de 2024

2025: Ano Novo e um Marketing Digital Mais Estratégico